Jornal do Commercio
A compra da distribuidora e fabricante de tubos gaúcha Zamprogna pela Usiminas, anunciada nesta quinta-feira, vai gerar sinergias de R$ 250 milhões para os negócios de distribuição da siderúrgica. Segundo o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Paulo Penido Pinto Marques, a Zamprogna trará ganhos de participação de mercado e eficiência, uma vez que a distribuidora gaúcha poderá distribuir produtos da Usiminas na região Sul, assim como as outras distribuidoras controladas pela Usiminas (Rio Negro, Dufer e Fasal) poderão distribuir os tubos produzidos pela Zamprogna.
Segundo o executivo, a fatia de mercado da Usiminas na distribuição passará de 15% para 23% com a compra da empresa. Ele explicou que a atividade de produção de tubos com costura da Zamprogna não é voltada para o setor de petróleo e gás, mas para o setor automotivo, com tubos usados em bancos de veículos e autopeças. Ele lembrou que o setor petroleiro é atendido indiretamente pela Usiminas, que produz chapas grossas processadas pela Confab para produção de tubos de grande diâmetro. General motors. Um importante cliente da Zamprogna, segundo Marques, é a General Motors, abastecida pela unidade de Gravataí (RS).
Apesar de a montadora estar em crise, o executivo afirmou que as vendas de automóveis no Brasil estão reagindo bem aos incentivos anunciados recentemente pelo governo, que incluem a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Para ele, as vendas de automóveis em 2009 deve cair em relação a 2009, mas o setor continua atrativo.
“As vendas de veículos no ano que vem devem ficar um pouco abaixo de 3 milhões de unidades”, disse em teleconferência com analistas. Neste ano, as vendas devem somar cerca de 3,28 milhões de unidades, segundo ele.
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