Artigo

O futuro do empreendedorismo feminino em tecnologia: por que precisamos falar sobre isso agora? por Maira Gregolin

Redação TN Petróleo/Assessoria TrackingTrade
15/01/2025 06:08
O futuro do empreendedorismo feminino em tecnologia: por que precisamos falar sobre isso agora? por Maira Gregolin Imagem: Divulgação Visualizações: 2023

O empreendedorismo feminino na área de tecnologia tem ganhado destaque tanto no Brasil quanto globalmente, contudo, a discussão acerca de seus efeitos e desafios necessita de atualizações. Uma publicação recente da MIT Technology Review enfatizou que a diversidade na liderança está intrinsecamente associada à elaboração de produtos mais inclusivos e revolucionários.

Esta visão destaca um aspecto fundamental: não se trata apenas de presença física, mas do efeito transformador de diferentes pontos de vista no mercado.

Quando iniciei minha carreira em tecnologia, há 15 anos, era incomum ver mulheres ocupando posições estratégicas. Atualmente, houve progressos significativos, porém a sub-representação feminina em cargos de liderança continua sendo preocupante.

Informações recentes da Brasscom indicam que as mulheres representam apenas 39% das posições no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo que em posições de liderança essa proporção é ainda menor. Isso indica que os obstáculos não foram vencidos, mesmo num contexto onde inovação e diversidade deveriam coexistir.

A urgência desta discussão reside no efeito que a diversidade de gênero exerce em um mundo altamente interligado. Um estudo divulgado no começo de novembro pela McKinsey destaca que companhias com equipes diversificadas têm 25% mais probabilidades de superar seus concorrentes em termos de lucratividade.

Essa ligação entre diversidade e desempenho precisa ser mais reconhecida, particularmente em áreas como a tecnologia, onde as escolhas influenciam o futuro de toda a sociedade.

No entanto, a discussão deve transcender os números. O empreendedorismo feminino não deve ser considerado uma "moda", mas sim como uma mudança estrutural imprescindível. As mulheres têm adotado uma perspectiva mais abrangente, dando prioridade ao impacto social, sustentabilidade e inclusão.

Organizações como Nubank e Liv Up, ambas fundadas ou dirigidas por mulheres, ilustram claramente como essa perspectiva pode resultar em empreendimentos inovadores e éticos.

No entanto, a jornada para uma maior igualdade requer uma ação conjunta. Ações como Girls in Tech e Women Who Tech são fundamentais ao proporcionarem mentorias e redes de suporte. Recentemente, o Governo Federal, através do programa Brasil para Elas, também fez esforços para expandir o acesso das mulheres ao empreendedorismo.

Mas essas ações estão acompanhando a velocidade das mudanças tecnológicas e sociais?

Discutir o assunto agora é crucial, pois o setor atravessa um período de crescimento. Hoje, tecnologias como inteligência artificial, blockchain e computação quântica estão sendo estabelecidas e terão um impacto significativo no futuro de milhões de indivíduos.

Quem detém os cargos de decisão determinará a forma como essas tecnologias serão implementadas e quem se beneficiará delas.

Assegurar a presença feminina nesse ambiente vai além de uma mera questão de justiça; é uma exigência estratégica para um futuro mais justo e inovador.

Sobre a autora: Maira Gregolin é Head of Products da TrackingTrade e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Mídias Móveis. Acumula mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, sendo uma das mais importantes executivas do mercado de inovação.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.