Nova página do PRH-ANP traz dois painéis dinâmicos e navegação aprimorada.
Redação TN Petróleo/Agência ANPA ANP publicou esta semana dois painéis dinâmicos sobre o seu Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP), cuja nova fase, relativa a 2025, teve início em setembro deste ano. Também foi reformulada a página do programa, que agora reúne novas informações e oferece navegação mais intuitiva.
No Painel Dinâmico dos Programas Ativos do PRH-ANP, é possível conhecer os 60 programas atualmente integrantes do PRH, distribuídos em 30 instituições de ensino de 18 estados da Federação. O painel apresenta dados organizados em mapas, tabelas e gráficos, incluindo temas, subtemas e localização de cada programa.
Já no Painel Dinâmico de Aportes e Bolsa do PRH-ANP, os interessados podem consultar as informações sobre as empresas petrolíferas que aportaram recursos na fase atual, bem como dados dos bolsistas ativos. Estão disponíveis dados a partir de 2019.
Criado pela Agência em 1999, o PRH-ANP é uma importante ferramenta de gestão para execução da política pública prevista na Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997). Seu objetivo é estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias na indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.
Por meio da concessão de bolsas de estudo, o PRH-ANP incentiva as instituições de ensino a oferecer capacitações estratégicas, essenciais ao desenvolvimento do setor. Essas capacitações abrangem petróleo, gás natural, biocombustíveis, fontes renováveis de energia, transição energética, descarbonização e petroquímica de primeira e segunda geração.
Desde 2019, o programa é financiado com recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), prevista nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. Essa cláusula destina parte da renda bruta de campos com alta produção ou rentabilidade para investimentos em PD&I.
Desde sua criação, mais de 10 mil bolsistas já passaram pelo Programa.
Saiba mais sobre o PRH-ANP e acesse os painéis dinâmicos.
Fale Conosco
23