Polêmica

Appa indica terminal da Bunge para embarcar soja transgênica

    Um acordo entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Bunge abriu a possibilidade de ser embarcada soja transgênica no porto paranaense. O terminal usado pela multinacional norte-americana em Paranaguá foi designado pela Appa para movimentar os gr...

Redação
13/04/2006 00:00
Visualizações: 157 (0) (0) (0) (0)
    Um acordo entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Bunge abriu a possibilidade de ser embarcada soja transgênica no porto paranaense. O terminal usado pela multinacional norte-americana em Paranaguá foi designado pela Appa para movimentar os grãos geneticamente modificados. A medida, porém, desagradou as outras empresas instaladas no porto paranaense.
    Elas dizem que essa alteração não atende à liminar que determina o embarque do produto. Uma ordem de serviço emitida ontem (12/04) pela Appa detalha os critérios para a movimentação de soja transgênica no porto. O documento estabelece critérios rígidos de segregação dos grãos e indica um único berço - espaço no cais onde os navios atracam - para o embarque.
    O local é usado pelo terminal da Bunge. Pelo acordo, a operação do terminal será alterada. A Appa passa a indicar quais cargas serão descarregadas no armazém da multinacional. A estrutura era usada pela multinacional para embarcar soja, açúcar e algodão, cargas que serão escoadas em outras áreas. 
    Para os outros terminais privados que operam em Paranaguá, a medida não cumpre a liminar concedida pela Justiça Federal de Paranaguá e mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial determina que a Appa deixe de proibir o embarque de soja transgênica pelo porto. Os terminais insistem que a Appa terá de abrir aos transgênicos os cinco berços que movimentam grãos.
    Três deles formam o corredor de exportação - uma conexão de esteiras usadas por sete armazéns privados e pelo silo público. Outro, é usado pela Soceppar. As críticas à ordem de serviço têm dois pontos principais: os terminais privados teriam de abrir mão de usar seus próprios armazéns, onde controlam os custos, e o embarque ficaria restrito a um berço com baixa capacidade.
    O berço da Bunge, chamado pelo número 206, tem profundidade aproximada de dez metros, o suficiente para que um navio receba 35 mil toneladas, a uma velocidade de 1 mil toneladas de grãos por hora. No corredor de exportação, a profundidade dos três berços é de 12 metros, o que permite o embarque de 60 mil toneladas por navio.
    A capacidade de movimentação é de 9 mil toneladas por hora. As empresas também apontam que haverá aumento de custos com a operação terceirizada e com a menor produtividade.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23