Redação TN Petróleo, Agência ANP
A ANP divulgou, hoje (09/05), os resultados relativos ao edital 2025 de seu Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP). Foram selecionados 18 programas, que se juntarão aos 42 melhor classificados entre os 54 existentes em 2024, após análise de desempenho feita pela ANP, e que permanecem no PRH este ano.
Desta forma, o número de programas em vigor no PRH-ANP passa de 54 para 60, ao todo. Serão 30 instituições de ensino participantes de 18 estados, o que representa um crescimento em relação às 25 anteriores, localizadas em 12 estados.
Os resultados do edital 2025 estão disponíveis no site da ANP (link). O prazo para interposição de recursos vai até 19/05 e a publicação final dos resultados ocorrerá até 16/06.
Para garantir a capilaridade dos programas e atender à diversidade regional, conforme previsto no edital 2025, foram consideradas prioritárias e enquadradas na reserva de vagas propostas voltadas para estados das regiões norte, centro-oeste e nordeste, e para a formação de talentos em assuntos ligados à Margem Equatorial brasileira e a BECCS - Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (do inglês Bioenergy with Carbon Capture and Storage).
O edital 2025 do PRH-ANP priorizou linhas temáticas da política pública e demandas da indústria, como: hidrogênio; biocombustíveis; armazenamento de energia; tecnologias para a geração termelétrica sustentável; transformação digital; minerais estratégicos para o setor energético; descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P); bioenergia com captura e armazenamento de carbono; e soluções baseadas na natureza.
Os resultados podem ser consultados na página do PRH-ANP: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/prh-anp-programa-de-formacao-de-recursos-humanos-1/prh-anp-2025-hoje.
Fale Conosco
22