Redação TN Petróleo/Assessoria
Uma nova etapa do II Programa de Qualificação Profissional da GNA (Gás Natural Açu) foi iniciada nesta semana com nove turmas, distribuídas em cinco cursos Eletricista de Obras; Eletricista de Força e Controle; Eletricista Industrial; Operação e Movimentação de Cargas e Soldagem. Para esta fase, foram abertas 199 vagas para moradores das regiões do Açu, Grussaí, Barcelos, Mato Escuro e Sabonete, no município de São João da Barra. As aulas são ministradas pela Firjan Senai e pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) - campus avançado São João da Barra - que, juntamente com a Prefeitura de São João da Barra, são parceiros no programa.
Parte do compromisso da GNA com o desenvolvimento local e fomento à empregabilidade nas regiões de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, a segunda edição do programa foi lançada em outubro de 2022 e alcançou mais que o dobro de inscrições de mulheres em relação à 1ª edição, permitindo a criação de turmas exclusivamente femininas, comprovando o grande interesse das mulheres pelo programa e o incentivo da GNA à equidade de gênero no setor.
Além dos 330 alunos formados na primeira edição do programa, mais de 80 já concluíram a formação na segunda edição, nos cursos profissionalizantes de Solda, Movimentação de Cargas e Montador de Andaimes. O objetivo é capacitar a população residente para as oportunidades de trabalho nos empreendimentos da GNA e na região.
Das oito turmas que iniciaram a formação em 2022, 68% dos alunos são mulheres, possibilitando a criação de dois grupos exclusivamente femininos. No último dia 17/01, uma dessas turmas, composta por onze mulheres, residentes do 5º Distrito de São João da Barra, concluíram o curso de Soldadoras em Aço Carbono – Eletrodo Revestido 6G ministrado pelo Senai.
Segundo o último levantamento da Firjan, a cidade de São João da Barra foi a segunda do estado com o maior crescimento de empregos, apenas atrás da capital Fluminense. Quando comparados os saldos positivos de janeiro a novembro de 2021 (+101) com o mesmo período de 2022 (+2.544), constata-se um crescimento significativo na quantidade de vagas ofertadas na região. com cerca de 32 mil moradores, o município do Norte Fluminense deverá atingir um alto índice de desenvolvimento na próxima década, com a instalação de novas indústrias e o consequente aumento da mão de obra local.
Diante deste cenário, a qualificação profissional na região tem se tornado fundamental. "É muito importante a capacitação dos são-joanenses para ingressarem no mercado de trabalho, principalmente nessa época de retomada às atividades econômicas pós pandemia. O mercado vem exigindo cada vez mais dos profissionais habilidades e competências específicas. Portanto, quanto mais o indivíduo se qualifica, maior a possibilidade de ele conquistar um emprego e promover uma mudança de vida", afirma Carlos Baldi, Diretor de Implantação e Operação da GNA.
Case de sucesso
A primeira edição do Programa, realizada entre 2018 e 2019, formou 330 alunos. Cerca de 70% desse total, incluindo 100% da turma feminina de soldadoras, foi contratado para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da companhia, que entrou em operação em setembro de 2021. Além dos empreendimentos da GNA, muitos desses profissionais seguem trabalhando em outras empresas situadas no Porto do Açu.
Fale Conosco
22