A Marinha deu início, no final da última semana, ao projeto de construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Ao todo, serão necessários três anos para que seja alcançado o projeto básico da embarcação. Apenas depois disso, começará a etapa do projeto detalhado. A previsão é que o submarino esteja pronto para os primeiros testes de mar em 2023.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório principal do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e contou com a presença do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, entre outros oficiais. No evento, também foi inaugurado o escritório técnico de projetos do órgão, que ficará na capital e foi especialmente equipado com avançados recursos tecnológicos e sala de videoconferência para atender o Programa de Desenvolvimento de Submarinos.
O projeto, que está inserido no escopo de contrato firmado entre a Marinha e a empresa francesa DCNS - exceto a parte nuclear da planta de propulsão - engloba ainda a construção de um estaleiro e base naval, na região de Itaguaí (RJ), e quatro submarinos convencionais.