Mercado

Petróleo não cai mesmo com anúncio da Opep

Global Invest
23/07/2004 00:00
Visualizações: 668

A reunião da OPEP que estava agendada para ocorrer nesta quarta-feira (21/07) acabou sendo adiada, mas houve a confirmação de que o aumento da produção do cartel de 500.000 barris/dia ocorrerá no dia 1º de agosto. A expectativa do anúncio influenciou a queda do barril do petróleo WTI (NY) na terça-feira (20/07), sendo que o mercado esperava que houvesse uma queda adicional no dia da reunião, fato que não ocorreu.
O anúncio coincidiu com a divulgação semanal das reservas de petróleo e gasolina dos Estados Unidos que vieram bem abaixo da expectativa do mercado, e com a notícia da possível falência da Yukos (maior petrolífera russa). O pessimismo aumentou ainda mais quando o presidente da OPEP, Purnomo Yusgiantoro, anunciou que os países que compõem o cartel serão incapazes de aumentar novamente suas produções no curto prazo. Além de admitir que o preço do barril continua em um nível muito elevado, e pediu aos demais países produtores de petróleo que também aumentem sua produção para conseguir conter futuros aumentos.
As notícias negativas praticamente neutralizaram a força de baixa criada pelo aumento da produção pela OPEP, criando uma tensão generalizada no mercado em relação a uma possível ruptura no abastecimento para os principais países consumidores de petróleo.
Tendo em vista que o período crítico de consumo nos Estados Unidos é agosto, e que a produção de petróleo mundial continua sendo afetada por eventos como a possível falência da Yukos e da vulnerabilidade da produção de petróleo no Oriente Médio a atentados terroristas, não há nenhuma indicação de estabilização nos preços do barril de petróleo no curto prazo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Etanol de milho
Levedura desenvolvida na Unicamp pode tornar a produção ...
01/09/26
Biometano
CGOB: ANP publica Informes Técnicos que permitem início ...
01/09/26
Financiamento
BNDES aprova financiamento de R$ 10,6 milhões para AutoM...
01/09/26
Firjan
Economia desacelera, com crescimento concentrada em comm...
01/09/26
Energia Elétrica
CCEE lança campanha nacional para apresentar o mercado l...
01/09/26
Premiação
Inscrições para Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2026 ...
31/08/26
Gás Natural
ABRACE questiona aumentos de até 52% na margem de distri...
31/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25