Infraestrutura

Preço de energia de curto prazo é o quinto mais alto desde 2001

Levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães.

Valor Econômico
28/01/2014 09:48
Visualizações: 1146

 

Preço de energia de curto prazo é o quinto mais alto desde 2001
Com os seguidos recordes de demanda de energia no sistema e um regime de chuvas desfavorável, o preço de liquidação das diferenças (PLD) - o preço de energia de curto prazo - divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para esta semana, de R$ 486,59 por megawatt-hora (MWh), é o quinto maior desde a crise energética de 2001, que levou ao racionamento no país.
O levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães. Segundo ele, em julho de 2001, ainda na época do Mercado Atacadista de Energia (MAE), o preço de curto prazo atingiu R$ 684 por MWh. Depois, os maiores valores foram observados em janeiro de 2008 (R$ 569,59, janeiro de 2013 (R$ 554,82) e fevereiro de 2008 (R$ 550,28.
Segundo Guimarães, o preço alto deve-se a vários fatores, como a queda do nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, em pleno período chuvoso, e o aumento do consumo de energia. Ele acredita que o recorde do PLD de 2001 pode ser quebrado, se a situação não mudar nas próximas semanas.
Outros especialistas também compartilham dessa visão e avaliam que o PLD pode superar R$ 500/MWh, ou até mesmo alcançar o teto regulatório (R$ 822,83/MWh, em fevereiro.
Segundo o executivo de uma comercializadora de energia que prefere não se identificar, se os preços se mantiverem altos, é possível que algumas indústrias eletrointensivas desliguem parte de suas linhas de produção para liquidar a energia excedente no mercado pelo preço alto. Ele, porém, não acredita em racionamento, devido ao parque térmico existente no país hoje, mais robusto do que aquele de 2001.
Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste marcam hoje 41,4% de armazenamento. No Nordeste, os lagos das usinas estão com 42,6% de acumulação, enquanto os do Sul registram 61,5% e os do Norte, 57,8%.
Diante do cenário crítico, o ONS está despachando 13,6 mil MW médios de termelétricas, incluindo usinas a óleo combustível. O volume equivale a quase um terço da produção total de energia elétrica do país hoje.
O acionamento das térmicas levanta outro problema: o custo de operação. O Valor apurou que o governo estuda não repetir o subsídio dado às distribuidoras em 2013, por meio de aportes do Tesouro Nacional na Conta de Desenvolvimento Energético.
Segundo uma fonte, se as distribuidoras tiverem que arcar com o custo das usinas térmicas, elas terão que utilizar recursos destinados a investimentos em qualidade do serviço. Se isso ocorrer, o resultado pode ser a piora dos indicadores de continuidade do serviço.
Apesar da situação delicada, o governo ainda não planeja ligar a térmica de Uruguaiana, de 600 MW, a gás, na fronteira com a Argentina. Para o governo, a operação da usina é complexa e cara. "A operação de Uruguaiana continua hibernando. A empresa ressalta que mantém conversas constantes com o CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou a AES Brasil, dona da termelétrica, em nota.

Com os seguidos recordes de demanda de energia no sistema e um regime de chuvas desfavorável, o preço de liquidação das diferenças (PLD) - o preço de energia de curto prazo - divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para esta semana, de R$ 486,59 por megawatt-hora (MWh), é o quinto maior desde a crise energética de 2001, que levou ao racionamento no país.

O levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães. Segundo ele, em julho de 2001, ainda na época do Mercado Atacadista de Energia (MAE), o preço de curto prazo atingiu R$ 684 por MWh. Depois, os maiores valores foram observados em janeiro de 2008 (R$ 569,59, janeiro de 2013 (R$ 554,82) e fevereiro de 2008 (R$ 550,28.

Segundo Guimarães, o preço alto deve-se a vários fatores, como a queda do nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, em pleno período chuvoso, e o aumento do consumo de energia. Ele acredita que o recorde do PLD de 2001 pode ser quebrado, se a situação não mudar nas próximas semanas.

Outros especialistas também compartilham dessa visão e avaliam que o PLD pode superar R$ 500/MWh, ou até mesmo alcançar o teto regulatório (R$ 822,83/MWh, em fevereiro.

Segundo o executivo de uma comercializadora de energia que prefere não se identificar, se os preços se mantiverem altos, é possível que algumas indústrias eletrointensivas desliguem parte de suas linhas de produção para liquidar a energia excedente no mercado pelo preço alto. Ele, porém, não acredita em racionamento, devido ao parque térmico existente no país hoje, mais robusto do que aquele de 2001.

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste marcam hoje 41,4% de armazenamento. No Nordeste, os lagos das usinas estão com 42,6% de acumulação, enquanto os do Sul registram 61,5% e os do Norte, 57,8%.

Diante do cenário crítico, o ONS está despachando 13,6 mil MW médios de termelétricas, incluindo usinas a óleo combustível. O volume equivale a quase um terço da produção total de energia elétrica do país hoje.

O acionamento das térmicas levanta outro problema: o custo de operação. O Valor apurou que o governo estuda não repetir o subsídio dado às distribuidoras em 2013, por meio de aportes do Tesouro Nacional na Conta de Desenvolvimento Energético.

Segundo uma fonte, se as distribuidoras tiverem que arcar com o custo das usinas térmicas, elas terão que utilizar recursos destinados a investimentos em qualidade do serviço. Se isso ocorrer, o resultado pode ser a piora dos indicadores de continuidade do serviço.

Apesar da situação delicada, o governo ainda não planeja ligar a térmica de Uruguaiana, de 600 MW, a gás, na fronteira com a Argentina. Para o governo, a operação da usina é complexa e cara. "A operação de Uruguaiana continua hibernando. A empresa ressalta que mantém conversas constantes com o CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou a AES Brasil, dona da termelétrica, em nota.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
24/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reforça agenda de DE&I no setor de energia co...
24/09/26
ROG.e 2026
Programa Offshore do Futuro deve chegar a Sergipe para f...
24/09/26
ROG.e 2026
Shell Energy Brasil destaca oportunidade de ampliar inte...
24/09/26
PPSA
A parcela de petróleo da União foi de 328 mil barris por...
24/09/26
Apoio Offshore
Afretado pela Petrobras, o PSV Starnav Elektra é batizad...
24/09/26
ROG.e 2026
SONDA aposta em IA e Drones para operações críticas no s...
24/09/26
ROG.e 2026
O papel da Lumina e o impacto da ROG.e 2026 para a indús...
23/09/26
Negócios
Avanço acompanha expansão da cadeia de petróleo e gás e ...
23/09/26
ROG.e 2026
A energia inteligente no poço
23/09/26
ROG.e 2026
Como o profissional de Química impulsiona a inovação e a...
23/09/26
ROG.e 2026
IBP lança caderno de Projetos e Iniciativas de Responsab...
23/09/26
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
PPSA
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25