Manaus

Comunidade anuncia protesto contra obra do Porto das Lajes

<P>Um manifesto contra a construção do Porto das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, será apresentado na próxima quarta-feira (17). Na ocasião, membros da comunidade irão fazer uma carreata em protesto contra as implicações ambientais da obra. As informações...

Diário do Amazonas - RC
14/12/2008 22:00
Visualizações: 688

Um manifesto contra a construção do Porto das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, será apresentado na próxima quarta-feira (17). Na ocasião, membros da comunidade irão fazer uma carreata em protesto contra as implicações ambientais da obra. As informações são do jornal Diário do Amazonas.

O psiquiatra e pró-reitor de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rogélio Casado, um dos idealizadores do manifesto, contou que o documento ainda não está pronto, mas servirá para exigir uma resposta em benefício da comunidade da Colônia Antônio Aleixo.

- Esperamos que a sociedade nos ouça sobre esse desastre. O Encontro das Águas é nosso cartão de visita. Queremos aprofundar a discussão sobre o licenciamento e os impactos que a construção do porto vai causar, disse Rogélio Casado.

A manifestação vai ocorrer na Bola do Coroado, zona Leste, e a carreata vai seguir até a Torre da Embratel, na rua Emílio Moreira, bairro Praça 14, zona Sul.

Obra polêmica

O terminal portuário é um empreendimento da empresa Lajes Logística, que pretende construí-lo na margem esqueda do rio Amazonas, no ponto mais estreito do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, na entrada do Lago do Aleixo.

Segundo informações do Instituto de Proteção ambiental do Amazonas (Ipaam), a empresa tem até setembro de 2009 para apresentar a complementação dos estudos de impacto ambiental, como o estético/paisagístico e o socioambiental.

O processo de licenciamento ambiental, de acordo com o Ipaam, tem o prazo de um ano para ser finalizado. Duas audiências públicas serão realizadas, conforme o Ipaam, para que a comunidade aponte os questionamentos e o órgão possa se manifestar novamente sobre a obra.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25