Exploração e Produção

Shell trabalha na ampliação do Parque das Conchas

A companhia visa ampliar sua produção local com o incremento de 11 poços - sendo 7 produtores e 4 injetores de água e gás natural. A meta é que todos estejam produzindo até o fim de 2013. Atualmente, a produção do Parque das Conchas &eac

Redação
25/06/2012 13:05
Visualizações: 1144
O governo do Espírito Santo e a Shell promoveram um encontro, no último dia 21, no Palácio Anchieta, em Vitória, para debater a exploração do Parque das Conchas, onde a empresa opera o bloco BC-10. Na ocasião, o executivo André Araujo, falou sobre o investimento bilionário para a execução da fase dois do Parque das Conchas, que visa a ampliação de sua produção local com o incremento de 11 poços - sendo 7 produtores e 4 injetores de água e gás natural. A meta é que todos estejam produzindo até o fim de 2013. Atualmente, a produção do Parque das Conchas é de cerca de 52 mil barris de petróleo por dia.

Também foi anunciado o programa “Embaixadores da Shell” na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que visa a formação e atração de talentos profissionais, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

“O programa aproxima nossos executivos da Universidade, de modo que possamos ter um diálogo permanente e atuar no dia a dia acadêmico, conhecendo as potencialidades e demandas, desenvolvendo projetos e profissionais com perfil para trabalhar na empresa”, avaliou Araujo.

No Espírito Santo, o “Embaixadores da Shell” será iniciado em 2013. Hoje, ele já é realizado junto à Universidade de São Paulo (USP), à Universidade de Campinas (Unicamp) e à Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A UFES será a 4ª universidade brasileira a integrar o programa.

“O conhecimento é um ativo fundamental e as empresas precisam de talentos. A demanda é grande e tende a crescer. Trata-se de um gargalo bom, mas que precisa ser tratado”, reforçou o presidente da Shell Brasil.

André Araujo também destacou que a Shell já está em fase de avaliação e aprovação de investimentos para uma potencial fase três do Parque das Conchas. Se aprovado, o projeto deve ser implementado em 2015.


Shell no Espírito Santo

No estado, a Shell opera no Parque das Conchas (BC-10), Bacia de Campos, onde extraiu o primeiro óleo em 2009. A plataforma instalada na costa capixaba é o FPSO Espírito Santo, com capacidade para processar 100 mil barris de petróleo e 1,4 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.

No projeto capixaba, a Shell empregou uma série de novas e avançadas tecnologias para fazer frente aos diversos desafios do projeto, entre eles a profundidade da água e a viscosidade do óleo. Bombas elétricas de 1.500 cavalos de potência impulsionam o petróleo extraído, por 1.800 metros, até a superfície para o processamento na plataforma flutuante de produção, estocagem e transferência FPSO Espírito Santo, cujo comprimento é de 330 metros de comprimento.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25